quarta-feira, 29 de julho de 2009

Solidão




Está é uma reflexão sobre uma palavra muito conhecida. Mas, ela é realmente conhecida? Alguém realmente já parou para pensar atentamente no seu real significado?

Por que temos tanto medo de ficarmos sós? Já não deveríamos estar familiarizardos com este sentimento que nos é tão intimo?
Não é o medo da solidão que nos faz superar nossos sentimentos de timidez, para que assim mostremos nossa verdadeira personalidade? Então, não há sentido em temer algo que nos liberta das amarras que restringem nossas ações. Mas mesmo cientes de tais benefícios ainda tememos a solidão.
Seria o medo de estarmos sós, ou seria o medo de que não exista alguém que nos proteja, que nos ampare ou que nos faça sentir amados, os verdadeiros motivos para nossos medos?
Não seria muito mais fácil estar só? Sem outras pessoas, não haveria conflitos de ideias, não haveria traições, não haveria decepções, não haveria discussões e nem haveria intrigas. Pois na solidão não precisamos agradar a ninguém, a não ser nós mesmos. Nascemos sós e morreremos sós, porque mesmo acompanhados ou entre milhões de pessoas, a solidão nos seguira porque só nos libertamos desta, quando encontramos algo ou alguém que nos faça feliz (Uma busca incessante e quase infinita diga-se de passagem).Mas, e quando a vida não faz sentido e a solidão é nossa única companhia?
A solidão não é apenas um estado de espírito, mas um modo de vida. Uma vida cheia de indiferença, tédio, tristeza e uma incrível sensação de vazio. Vazio que não desaparece, vazio que se expande, vazio que consome, vazio que nos destrói...
Afinal, a solidão é a corrente que nos prende á escuridão. Ou a corrente que nos impede de sofrer?

Imagem:alone by ~Hoeg

Um comentário:

  1. Shaka! Guii aqui! Td beleza!?
    Serei a primeira pessoa a comentar em seu blog e espero que não seja a unica.
    Bem, vamos por partes, desde o começo...

    Sabe, apesar de ser clichê, a solidão, assim como muitas outras coisas da vida é relativo. A solidão só vira um problema a partir do momento que vc prioriza ela. Posso dizer que é o meu caso. A base de tudo é a infância. A minha infância foi solitaria, por conta da timidez.. Em certo momento vc escreveu que "...o medo da solidão nos faz superar a timidez...", mas eu não teria tanta certeza. O meu medo da opnião alheia, o meu medo de me machucar, me fez ficar afastado das crianças na escola. E por conta disso, outras se aproveitavam, o chamado BULLYING. E isso fazia com que eu me afastasse ainda mais. Claro, não foi 100% solitaria, tive alguns amigos, mas isso me marcou. Minha infância foi basicamente video-game, o que virou custume. Aonde quero chegar?

    Por estar acustumado a ficar sozinho, com medo das atitudes alheis, eu me recolhi, me isolei.. Claro, agora não mais, por parte minha, a partir do colegial, tentei desenvolver um lado meu mais palhaço e agora ta bls. Mas enquanto ficava sozinho, vendo filmes, revistas, coisas que mesmo pouco influi na formação da cabeça do jovem, ficava imaginando como seria legal achar uma 'parceira' que me tratasse legal e td mais. Pensei tanto nisso, que hj é uma das minhas prioridades. Ficar junto de alguem, fazer X, Y e Z. E enquanto eu não estiver com alguem, não consigo falar q sou feliz. E msm qnd eu conseguia, desperdiçava varias chances com a tal pessoa justamente pela timidez.

    Vc comentou sobre o medo de não existir que faça vc se sentir completo. Não é preciso religião, estudo ou sei la oq (ao menos pra mim) pra dizer que existe alguem, ao menos 1, que serve e entrará em sua vida algum dia. Pra mim, o medo é outra coisa... Como pra mim é prioridade.. Sou grudento e td mais.. O medo é o quanto tempo vai levar pra q eu me encontre com determinada pessoa.. O medo é entre eu e a pessoa.. Como falei, pra mim é algo importante, algo acima de muitas outras coisas (estar com alguem e receber carinho dessa pessoa).. E por mais que essa busca pela parte que me completa machuque demais, eu ainda prefiro esperar à viver uma vida inteira sozinho.. Pq a felicidade de ter alguem sempre ao seu lado em tds os momentos, cobre toda a dor que vc tenha passado.

    Concluindo e respondendo sua pergunta final.. Pra mim, a solidão é a corrente que nos prende à escuridão..

    Ficou grande! HASUEHOIUAS!
    Abraços!

    ResponderExcluir